segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Funkeiros Cidinho e Doca contam a história do Comando Vermelho ao vivo

Em um baile funk na comunidade do Jacaré, Cidinho e Doca contam uma breve história da gênese do Comando Vermelho e sua relação com a comunidade, além de relatar o cotidiano antes e depois da presença da facção no morro. Segue o áudio do baile:

https://youtu.be/7SpqxpNwHeg

Um comentário:

  1. É interessante escutar a história também do lado das pessoas que realmente lidam com o comando vermelho em seu cotidiano ou em sua própria história pessoal. Também achei interessante ver como, mesmo enaltecendo o Comando Vermelho, e consequentemente, o crime, o tráfico de drogas, o Mc reproduz aquele velho discurso de que na favela a maioria é trabalhador e a minoria é bandido, o que dá a entender que não é bom ser bandido. É muito interessante ver esse paradoxo.Além disso, na página do youtube tem também uns comentários bem interessantes, como esse:

    "Eu sou cria do jacaré,e com essa upp ta foda,exculachando morador,PMs brincando com fuzil 762 na frente de um monte de crianças,apontanto tyser pras pessoas,tirando onda com os moradores....O bagulho ta doido pprt.Lembro que uma vez quando era criança eu dei um mole e me perdi na favela,minha mãe ficou desesperada atrás de mim e os bandidos fecharam a favela,ninguém entrava ninguém saia,até que eu fui achado e entregado aos braços dela...Imagina se é hoje? O PM no maximo ia levar ela a DP pra fazer B.O e eu ia continuar perdido... O lado certo do errado da vida."

    Nesse comentário, assim como na fala do Mc dá pra ver como o crime é, de alguma maneira, uma resposta à repressão e omissão do estado.

    ResponderExcluir