segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Meu Bom Juiz - música de Bezerra da Silva

Oi, gente, tudo bem?
Eu e meu grupo apresentamos nosso seminário sobre o livro "Comando Vermelho: A História Secreta do Crime Organizado" do jornalista Carlos Amorim, nosso tema era tráfico de drogas. Ficamos super imersos na história durante a apresentação e acabou que não deu tempo de apresentarmos algumas músicas que selecionamos pra mostrar pra vocês muito interessantes que tem uma super conexão com as questões que abordamos durante nossa apresentação... A referência para essa música e outras referências também foram postadas alguns dias atrás aqui no grupo. Mas, só pra comentar um pouquinho mais sobre isso, segue abaixo o link no youtube para a música e letra embaixo, "Meu Bom Juiz", música de Bezerra da Silva.

Essa composição faz referência ao pedido feito pelo músico a um juiz pela absolução de José Carlos dos Reis Encina, mais conhecido por Escadinha, traficante no Rio de Janeiro e figura muito importante no contexto do surgimento do Comando Vermelho, como pudemos contar um pouquinho pra vocês na nossa apresentação. Escadinha costumava distribuir comida (e “justiça”) aos moradores do morro do Juramento. 


https://www.youtube.com/watch?v=nAHxox_VzbM


Meu Bom Juiz

Aaaah, meu bom juiz
Não bata este martelo nem dê a sentença
Antes de ouvir o que o meu samba diz..
Pois este homem não é tão ruim quanto o senhor pensa


Vou provar que lá no morro (2x)
Ele é rei, coroado pela gente..
É que eu mergulhei na fantasia e sonhei, doutor
Com o reinado diferente
É, mas não se pode na vida eu sei
Sim, ser um líder eternamente

Homem é gente..
Mas não se pode na vida eu sei
Sim, ser um líder eternamente
Meu bom doutor,
O morro é pobre e a pobreza não é vista com franqueza
Nos olhos desse pessoal intelectual
Mas quando alguém se inclina com vontade
Em prol da comunidade
Jamais será marginal

Buscando um jeito de ajudar o pobre
Quem quiser cobrar que cobre
Pra mim isto é muito legal
Eu vi todo juramento, triste e chorando de dor
Se o sr. presenciasse chorava também doutor...


Nenhum comentário:

Postar um comentário