quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Clínicas do Testemunho e mulheres contra a Ditadura

Olá, gente. Estava pesquisando para a apresentação do meu grupo sobre Ditadura e encontrei uma notícia e um site muito interessantes.
A notícia é um pouco antiga (agosto de 2014), mas fala sobre as Clínicas do Testemunho. Segundo o então presidente da Comissão de Anistia e secretário nacional da Justiça, Paulo Abrão, as Clínicas do Testemunho fariam parte da quarta vertente do programa de reparação, que também incluiria uma vertente econômica, uma moral (pedido de desculpas) e uma coletiva (projetos de memória). O objetivo das Clínicas é ouvir gente atingida direta ou indiretamente pela violência do Estado durante a Ditadura Militar. Lembrei de uma parte da introdução do livro da aula de Ditadura, em que os autores falam da importância do falar e do escutar na reparação do acontecido e na criação de memória.

Outra coisa, que achei interessante compartilhar aqui, é o site Torre das Donzelas. Nesse site encontrei diversos depoimentos de mulheres, que foram presas políticas durante a Ditadura. Sendo – como o próprio site diz – a mulher duplamente revolucionária ao se colocar contra a Ditadura Militar e contra a ideia de que a política não é para mulheres, o projeto é importante ao dar papel ativo na criação de memória e reafirmar a participação e importância das mulheres na luta política. 

2 comentários:

  1. É importante apontar como as mulheres desenvolviam suas atividades também na militância, porque isso é um pouco ignorado quando se fala de Ditadura. Os relatos geralmente masculinos que citam a participação feminina, mas pouco de mulheres falando realmente sobre as próprias vivências. Pelo menos em comparação com a quantidade de relatos de homens.

    ResponderExcluir
  2. https://vimeo.com/970746
    Esse link é um vídeo da professora de História do IFCS Jessie Jane, que mostra um pouco do cotidiano dela na prisão, enquanto presa política.

    ResponderExcluir