domingo, 3 de novembro de 2013

O riso e a criminalização

Infelizmente ainda é muito comum a associação entre o humor e ideias preconceituosas. Alguns defendem que é uma "brincadeira inocente" ou algo do gênero. Antes fosse. Quando você faz uma brincadeira envolvendo estigmatizações como a "loira burra", o "gay promíscuo" ou o "negro ladrão", você está sim, propagando ideais preconceituosos.
O humor baseado na associação entre uma pessoa (gênero/raça/porte físico/profissão/etc) e adjetivos (piadas em quase 100% dos casos envolvem adjetivos depreciativos, pode reparar) é apenas uma das vertentes que expõe a forma como a sociedade divide seus cidadãos, e como vê a cada um. Tanto aquele que faz humor com temas preconceituosos quanto o que ri, são cúmplices.
Não é a questão de não fazer humor, de não fazer piada, mas de como você aborda um tema sensível e que precisa de reformulações. Abaixo seguem dois links,o primeiro é um  texto muito interessante no qual baseei algumas das minhas ideias, e o seguinte um documentário que busca debater a postura dos que trabalham com humor frente aos assuntos abordados, muito bom!

Carta aberta aos humoristas do Brasil

O risto dos outros (documentário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário