sábado, 7 de dezembro de 2013

Lei Antigay na Rússia



   Em junho desse ano, Vladimir Putin, assinou uma nova lei que proíbe qualquer manifestação pública de homoafetividade. Em resumo, o Artigo 6.21 do Código de Violações Legais Administrativas da Federação Russa permite ao governo multar pessoas acusadas de espalhar “propaganda de relações sexuais não tradicionais entre menores”, com valores entre 4 mil a 1 milhão de rublos (120 a 30 mil). Além disso, uma disposição da lei especifica que os estrangeiros gays ou pró-gays podem ser presos por até 14 dias antes de serem deportados do país.

   Apesar das ações e sentimentos antigay estarem crescendo há anos — essa lei federal vem na esteira de uma série de leis regionais similares, que foram promulgadas em São Petersburgo e em outras cidades desde 2006 —, essa lei levou a questão a novas alturas: em julho, o grupo Spectrum Aliança de Direitos Humanos (SHRA, por sua sigla em inglês), uma organização sediada nos Estados Unidos que defende os direitos LGBT na Europa oriental, ajudou a chamar atenção internacional para um grupo chamado Occupy Pedophilia.

   Liderado pelo notório neonazista russo “Tesak” (“O Machadinha”) Martsinkevich, o grupo tem usado as redes sociais, especialmente a VKontakte (um subproduto russo do Facebook), para postar falsos anúncios de encontros para atrair homens gays. Uma vez frente-a-frente com os homens, os membros do grupo os interrogam e os torturam, e um vídeo do encontro é postado no Youtube. Esse é um dos vídeos do final de julho:




   Recentemente, em virtude dos Jogos Olímpicos de Inverno do ano que vem (que será em Sochi, -Rússia) e por ter muitos atletas assumidamente gays, a organização All Out” lançou a campanha #LoveAlwaysWins, fazendo um chamado para que o Comitê Olímpico Internacional se posicione contra a lei ‘anti-gay’, com um belo vídeo que mostra uma atleta imaginando a comemoração do ganho de uma medalha com sua companheira, para logo depois perceber que não poderia fazer isso na Rússia


Um comentário:

  1. Em outro campo além disso, no mundial de atletismo tiveram as manifestações dos atletas que foram contrários à essa política contra o homossexualismo. A atleta russa de maior destaque no salto com vara, ainda deu declarações polêmicas que corroboravam com esse pensamento, dizendo que "- Se nos permitirmos promover e fazer esse tipo de coisas, tememos muito por nossa nação porque nos consideramos normais, com um padrão. Nós apenas vivemos com homens ao lado de mulheres, e mulheres ao lado de homens. Tudo deve estar bem. Isso vem da história. Nós nunca tivemos problemas assim na Rússia. E não queremos ter problemas assim no futuro" http://globoesporte.globo.com/atletismo/noticia/2013/08/isinbayeva-condena-movimento-gay-e-diz-nunca-tivemos-problemas-assim.html

    Esse tipo de atitude ainda dá ainda mais legitimidade pra esse tipo de prática e, além disso, serve como formadora de opinião, já que é uma pessoa famosa, um ídolo do esporte que muitas pessoas se espelham. Mesmo depois ela tendo dito que foi mal interpretada, não pareceu um bom discurso. É incrível como ainda esses pensamentos são legitimados pelo Estado e também por componentes da população que são formadores de opinião.

    ResponderExcluir