sábado, 17 de novembro de 2012

Imagens da Prisão - Harun Farocki

Olá pessoal,


Um filme que pode ser bastante interessante para nossas discussões na disciplina é o "Imagens da Prisão" do Harun Farocki. Ele é um cineasta alemão que trabalha especialmente com o gênero documentário, mas também produz vídeo-instalações entre outros. Muitos dos seus filmes, assim como este, são compostos por arquivos de imagens, o que significa que ele pega desde imagens do cinema que tratam do tema até imagens de câmeras de vigilância nas prisões. Em uma edição e montagem extremamente interessantes, ele vai compor uma discussão sobre as prisões e suas práticas disciplinares que vai da Modernidade até os dias de hoje (passado recente), acompanhada por uma narração bastante didática e crítica sobre o tema. Com uma pegada bastante genealógica, acho que esse filme pode contribuir para nossas discussões em sala. Achei uns 2 links aqui que vcs podem baixar o filme. Aqui segue a sinopse do mesmo:

Imagens da prisão (Gefängnisbilder), de Harun Farocki
Alemanha, 2000, vídeo, cor/pb, 60’ |

Ao longo de cem anos de cinema, que imagem foi reservada às prisões? Quais imagens a prisão produziu, através de câmeras de vigilância e vídeos para treinamento dos funcionários? O estabelecimento penal aparece como um laboratório antropológico, onde a morte e a vida são estudadas através do olho da câmera.

Links:
http://arttorrents.blogspot.com.br/2008/05/harun-farocki-gefngnisbilder-aka-prison.html 

http://archive.org/details/prison_images


Aproveito para divulgar também que este artista estará no Brasil nas próximas semanas dando um workshop, paralelo a isso, estará acontecendo uma mostra no MAM de seus filmes (http://mamrio.org.br/cinemateca/) e dia 01/12 haverá uma conferência com ele. Enfim, quem se interessar aqui está o link do evento: http://harunfarockieapoliticadasimagens.wordpress.com/ 


Até. Bjos
Anna Bentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário