quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Dilma e o lombrosionismo do CSI

 Pessoal, vi essa matéria em um blog chamado Cultura do controle. Acredito que a matéria reflete claramente a nossa discussão da última aula, sobre como as teorias de autores como Lombrósio ainda têm reflexo na atualidade!




quarta-feira, 30 de maio de 2012
Dilma e o lombrosionismo do CSI

A recente sanção pela presidenta Dilma da lei que obriga os condenados de crimes violentos a fornecerem seu DNA para futuras investigações criminais, apresenta o mesmo problema do velho lombrosionismo:
1. Como só quem é condenado é o pobre, o banco não vai ser um banco dos “DNAs violentos”, mas um banco de “DNA dos Fudidos-Fedorentos”; 2. E assim sendo,o banco de “dados” terá muito mais DNA de favelados, retardados, não-brancos etc., permitindo, inclusive, a correlação entre crime e raça, a partir de tal amostra viciada (mas que será apresentada como “científica”); 3. Dado a essencialidade de tais informações e os múltiplos desvios que podem sofrer, é inconstitucional que o Estado, com fins preventivos para lá de duvidosos, force o sujeito a ter que as entregar à força (se você não faz o teste do bafômetro para não produzir prova contra si num processo atual, como pode ser obrigado a fornecer DNA para um eventual processo futuro?);4.  em conclusão: É o nosso direito penal do inimigo, uma mistura de dedo trancado na gaveta e sessões noturnas de CSI.

O enderesso do blog é:http://culturadocontrole.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário