segunda-feira, 4 de junho de 2018

"Tricked" e "I Am Jane Doe"

Tricked e I Am Jane Doe são documentários - disponíveis na Netflix - sobre o tráfico local de mulheres norte-americanas. 

"Tricked" reune relatos de cafetões, clientes, agentes da lei e das vítimas do tráfico, proporcionando uma visão mais ampla do sistema de escravização sexual.
Um dos pontos abordados no filme que me chamou atenção foi a dificuldade que tais agentes encontram de conseguir prender os cafetões responsáveis pela comercialização das mulheres. Um dos agentes conta que muitos casos de tráfico demoram mais que um caso de homicídio a ser julgado, pois a vítima não é considerada uma testemunha confiável. Isso é reflexo da criminalização da prostituda, da imagem estigmatizada que a sociedade constrói dessas mulheres, retirando toda credibilidade de sua fala e de certo modo desumanizando-as.

"I Am Jane Doe" conta o caso de três meninas que foram traficadas e prostituídas online por anos. O documentário mostra a luta dessas três meninas e suas famílias contra o site Backpage. com - onde foram anunciadas e vendidas - em processos judiciais. 
Neste filme dois pontos interessantes foram abordados: como as vítimas são encontradas e quais são seus perfis ; e o papel da internet como facilitadora para casos de tráfico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário