quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Criminalização do negro

O número crescente de negros mortos pela polícia tem motivado uma maior discussão sobre o assunto e ocasionado diversas manifestações e movimentos ativistas.
Notícias como: "PMs matam adolescentes negros já rendidos e com as mãos para o alto"¹ ou "Polícia atira em homem negro desarmado e rendido em Miami: Terapeuta ajudava um paciente com autismo quando foi rendido e atingido"² mostram a dualidade de como a polícia seja no Brasil ou no resto do mundo trata o crime(ou suposto crime) quando o acusado é negro e quando é branco. Basta acompanhar os jornais e ver que quando o suposto é branco a polícia raramente atira precipitadamente, mesmo que esteja colocando a vida de terceiros em risco e, mais raramente ainda matam³. Enquanto isso, negros muitas vezes morrem apenas por serem "suspeitos" ainda que a suspeita seja infundada ou que já tenham se rendido. E ainda há aqueles que digam que isso não seja culpa do racismo "Governador do Rio diz que assassinato de cinco jovens não foi racismo"4.

"Esses múltiplos casos tornam claro que há uma injustiça concreta em como os policias tratam pessoas brancas armadas versus pessoas negras armadas. E também prova que a desculpa padrão da policia sobre temer pela vida de alguém é feita sob medida para justificar a morte de pessoas negras, enquanto que sempre é dado o beneficio da dúvida às pessoas brancas".³

¹ http://ponte.org/pms-matam-adolescentes-negros-ja-rendidos-e-com-as-maos-para-o-alto-dizem-testemunhas/
² http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/07/policia-atira-em-homem-negro-desarmado-e-rendido-em-miami.html
³ http://usuncut.com/black-lives-matter/armed-white-people-survive-cops/ (o link é em inglês, mas o importante são os vídeos)
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-11/governador-diz-que-assassinato-de-5-jovens-nao-foi-racismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário