terça-feira, 4 de outubro de 2016

Crime social - a criminalização das identidades trans

Posto aqui um relato público da candidata a vereadora no Rio de Janeiro, Indianara Sophia, do PSOL. O texto é cru e muito forte, então peço que leiam com cuidado - pode ser gatilho para pessoas que se sentem diretamente atravessadas pela causa trans ou, como coloca Indianara, a causa das pessoas "transvestigêneres".

A criminalização das pessoas LGBTQI aparece de diversas formas na atualidade. Como aponta Indianara, é comum até hoje a desumanização dessas pessoas (com foco naquelas com questões de gênero) e, portanto, a sua marginalização. Em uma história de muita luta por direitos humanos básicos, transborda no relato a criminalização da diversidade de gênero. Em seu extremo, aparecem casos até de falsa incriminação.

É importante também lembrar que o Brasil é o país que mais mata pessoas LGBTQI no mundo, apesar de não haver lei que preveja a diversidade sexual e de gênero como crime. Diz uma notícia que "Apesar do Estado [de São Paulo] se destacar em relação aos outros, o crescimento de mortes é unânime em todas as capitais, ou seja, não foi registrada queda comparando 2005 com 2012, pelo contrário, os números no mínimo dobraram".

Diante de todas as discussões promovidas em sala, acho pertinente que falemos sobre essa população que tanto sofre para viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário