terça-feira, 31 de maio de 2016

Entrevista com o ex-goleiro Bruno do Flamengo na cadeia: seu dia-a-dia no sistema penal e na APAC

Nas últimas semana, li uma reportagem que me chamou muito a atenção. Trata-se da entrevista realizada pelo globoesporte.com com o ex-goleiro do Flamengo, Bruno Fernandes. Essa entrevista traz ao público momentos da passagem de Bruno na Penitenciária Nelson Hungria, quando ele recebeu uma facada, viveu a depressão e uma tentativa de suicídio.

Além disso, o globoesporte.com traz um relato sobre a APAC (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado). Segundo a reportagem, a APAC é "uma ONG que administra prisões e trabalha em conjunto com diversos estados e os respectivos tribunais de justiça buscando 'a humanização no cumprimento das penas privativas de liberdade'. O método tem inúmeros elementos, mas principalmente a confiança no detento, que passa a ser tratado pelo nome, usa crachá, não enverga uniformes da secretaria penitenciária e não passa pelas privações e lotações do sistema comum." Ao longo do cumprimento da pena na APAC, os homens que ali dão entrada não são chamados de presos ou detentos, e sim, de recuperandos.

Por fim, vale destacar que o lema da instituição é: "Aqui entra o homem, o delito fica lá fora". O índice de recuperação na APAC chega a 85%. Um número bastante elevado se compararmos com as outras instituições de cumprimento de pena no Brasil, onde os índices de reincidência chegam a 70%.

Para maiores detalhes, ver a reportagem e os vídeos: http://globoesporte.globo.com/noticia/2016/05/bruno-na-cadeia-tentativa-de-suicidio-facada-faxina-e-reencontro-com-bola.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário