quinta-feira, 10 de abril de 2014

Oi, turma!

Após inúmeras tentativas (tantas que este post perdeu um pouco do sentido que tinha rs), finalmente envio para vocês uma matéria que saiu na Globo.com, sobre uma prisão na Noruega:

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/03/prisao-na-noruega-e-comparada-a-hotel.html

Segundo a reportagem, ao contrário do que temos visto em nossas aulas sobre o sistema prisional brasileiro, lá é feita uma aposta na recuperação e na ressocialização dos presos.
Eles também apontam dados interessantes e que já foram discutidos por nós em sala, sobre a diferença entre a população carcerária do Brasil e de outros países onde essa realidade é bem diferente.

Achei bem interessante, e espero que gostem! :)

Raphaela Schwan

2 comentários:

  1. Uma dos pontos que mais me chamou a atenção foram a quantidade de guardas e funcionários nos casos citados na reportagem são maiores que o número de detentos nas instituição citadas, na verdade fiquei curiosa para saber como é essa proporção aqui no Brasil.
    Outro ponto interessante é o custo mensal (o investimento financeiro) para a manutenção de cada detento no sistema penitenciário; extremamente diferentes.

    ResponderExcluir
  2. A proporção agentes penitenciários/presidiários no BR é, inclusive, um aspecto que precisa ser ponderado quando pensamos na questão da violência no sistema. Os agentes tb temem por suas vidas, adoecem. E reagem a isso. No sistema socioeducativo, ouvi recentemente relatos de uma psicologa que dizia que por não trabalharem armados, entendem como indispensável o uso da disciplina extrema para "contenção" dos adolescentes. Disciplina essa que tb pode ser encarada como uma forma de violência. Violência cruel porque sutil e intermitente.

    ResponderExcluir