domingo, 13 de janeiro de 2013

Aldeia Maracanã



Tropa de Choque da Polícia Militar, sem mandato judicial, cerca a Aldeia Maracanã. Índios e outros militantes dos movimentos sociais prometem resistência pacífica.
Nas primeiras hora da manhã deste sábado, dia 12, diversos policias do Batalhão de Choque da Polícia Militar cercaram o Centro Cultural Indígena, a Aldeia Maracanã, local que funcionou o Museu do Índio. A operação tem a finalidade de desapropriar o lugar para a realização de obras para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
O prédio, hoje em disputa, abrigou no ano de 1953 a cultura indígena do Brasil, primeiro com o Museu do Índio, que transferido para a zona sul do Rio na década de 1970; e posteriormente, no ano de 2006 com a Aldeia Maracanã, centro cultural que abriga diversos indígenas que chegam ao Rio de Janeiro.
Nesse momento, diferentes movimentos sociais e meios de comunicação alternativos estão no local com o propósito de apoiar a luta dos integrantes do espaço. Esses meios também cumprem a importante função de desmentir a mídia corporativa, que de forma irresponsável afirma que os índios encontram-se armados para resistir à invasão da polícia. Segundo Carlos Tukano, cacique da Aldeia, a resistência se dará de forma pacífica.
A TV Memória Latina presta aqui todo o apoio aos índios da Aldeia Maracanã e, cumprindo nossa função de informar à sociedade sobre os verdadeiros fatos, continuará junto na resistência pacífica.





Gustavo Graça

Nenhum comentário:

Postar um comentário