quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Sugestão de leitura:

Presos que menstruam. Livro de Nana Queiroz.

 
                                                               

                                                             Descrição

" Carandiru feminino. A brutal vida das mulheres tratadas como homens nas prisões brasileiras.
Grande reportagem sobre o cotidiano das prisões femininas no Brasil, um tabu neste país, Nana Queiroz alcança o que é esperado do futuro do jornalismo: ao ouvir e dar voz às presas (e às famílias delas), desde os episódios que as levaram à cadeia até o cotidiano no cárcere, a autora costura e ilumina o mais completo e ambicioso panorama da vida de uma presidiária brasileira. Um livro obrigatório à compreensão de que não se pode falar da miséria do sistema carcerário brasileiro sem incorporar e discutir sua porção invisível.Presos que menstruam, trabalho que inaugura mais um campo de investigação não idealizado sobre a feminilidade, é reportagem que cumpre o que promete desde a pancada do título: os nós da sociedade brasileira não deixarão de existir por simples ocultação – senão apenas com enfrentamento."

3 comentários:

  1. Li o livro Carandiru e mudou muito minha visão a respeito dos presídios brasileiros, dos presos e de suas rotinas, fiquei fascinada. Poder ler sobre a perspectiva feminina, e suas dificuldades, conhecer melhor como funciona os presídios femininos seria muito interessante. Gostei da sugestão!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Excelente sugestão, lerei. O livro "Estação Carandiru" despertou muitos sentimentos e reflexões em mim. Me fez ver com outros olhos a população carcerária e repensar o sistema prisional. Uma outra dica de leitura é o livro "Carcereiros" também do Dráuzio, que traz relatos dos funcionários do Carandiru a partir dos encontros que eles tinham com o Dráuzio pós expediente no botequim de frente pro presídio. Segue o link, caso alguém tenha interesse: http://lelivros.site/book/baixar-livro-carcereiros-drauzio-varella-em-pdf-epub-e-mobi/

    ResponderExcluir